terça-feira, 24 de setembro de 2013

Etiquetas: , ,

Parabéns Android! 5º Aniversário!!


Faz hoje 5 anos que a Google lançou o seu sistema operativo android através do smartphone HTC G1. Na altura foi dito que o android não era um sistema acabado mas sim em constante evolução e, a prova está em que hoje, a Google lidera - para uns, para outros não, dependendo como se interpreta os números ou


estatísticas - em inovação e está sempre em constante evolução puxando assim pelos seus vários parceiros, quer sejam fabricantes de smartphones quer sejam de software de aplicações.

Neste dias, à beira de mais uma revelação de um novo smartphone da linha google "nexus" - que será fabricado pela LG segundo os últimos rumores - de um novo update no sistema operativo que também será apresentado em Outubro, o já anúnciado KitKat.

A empresa de Mountain View vai acumulando uma enorme expetativa e os próximos dias com várias "leaks" ou fugas a acontecer - umas verdadeiras, outras não! - até ao dia da apresentação são reveladores da ansiedade com que se vive estes momentos por parte da comunidade android.

Voltando um pouco atrás, lembrámos que os nomes de código das versão do android são sobremesas que seguem um ordem alfabética, por isso aqui fica a evolução:

1.5 - Cupcake
1.6 - Donut
2.0/2.01/2.1 - Éclair
2.2 - Froyo
2.3 - Gingerbread
3.x - Honeycomb (tablets)
4.0 - ICS Ice Cream Sandwich
4.1/4.2.x/4.3 - Jellybean

A Google exemplifica aqui muito bem a evolução.

Já no que toca à evolução dos telefones o que tem vindo a acontecer é uma espécie de acordo bi-anual com os fabricantes, pois ora vejamos:
1 - HTC G1
2 - HTC
3 - Nexus S (Samgung)
4 - Galaxy Nexus (Samsung)
5 - Nexus 4 (LG)
6 - Nexus 5 (LG...)

Em termos de activações o android já conta com mais de 1 bilião de activações e permite-nos pensar como será daqui a outros 5 anos... quando este sistema opertativo fizer 10 anos. Nessa altura, como estarão as coisas?

0 comentários :

Publicar um comentário