sábado, 12 de outubro de 2013

Etiquetas: , , , , ,

Rumor: Google Experience Launcher no Andoid 4.4 KitKat


Surge hoje mais um novo rumor referente ao android 4.4 kitkat. Desta vez é trazido pelo fundador do AndroidPolice (Artem Russakovskii) que lhe atribuiu nota 7/10 pela veracidade. Desta vez a novidade é o #GoogleExperience.

Google Experience Launcher

O tópico, ou se preferirem, o rumor é escaldante pois a Google prepara-se para lançar um novo launcher com muitas particularidades e que vem mesmo a propósito após a divulgação ontem de imagens de certas funcionalidades (lockscreen, homescreen, menus, etc) do android 4.4 kitkat.

Vamos abordar as principais novidades. 
A ver pela imagem acima podemos efectivamente aferir que se trata de um launcher (ver explicações mais detalhadas aqui) em que a novidade é a integração deste Google Experience com o Google Search/Now. De facto, nas imagens abaixo (mockups produzidos pela AP team para melhor exemplificar o que foi visto nessa "test build" e também para protecção do tipster) verifica-se que o lado esquerdo da homescreen é reservado permamentemente pelo Google Search/Now.

wm_2    wm_4

No canto inferior direito vemos o ícone "reminder" funcionando com um atalho de um só toque para efectuar um lembrete/aviso. Tenho para mim que esta sendo uma das mais utilizadas funções do Google Now, peca por não estar disponível para todos os países e com este novo método, agora todos os utilizadores terão acesso a essa funcionalidade na sua própria linguagem. Bravo Google!

Voltando um pouco atrás, vai ser possível criar mais que 5 screens (ambientes/offices) sendo que só poderão ser criados à direita do homescreen inicial (à esquerda estará sempre o Search/Now conforme já referimos) - é perfeitamente vísivel pela imagem (acima à direita) onde vemos os marcadores de posição.

Edit: Até ao momento ainda não podemos precisar se este Google Experience Launcher ficará disponível na Google Play Store à semelhança de outras aplicações como, por exemplo, o teclado. São boas notícias para quem não tem um nexus (smartphone ou tablet) e gosta de poder usar estas aplicações.

Os widgets parece confirmar-se que desaparecerão da app drawer e que serão lançados através de um toque continuado no homescreen e, a acção levar-nos-á imagem principal deste artigo, ou seja o Google Experience criará o widget e terá total acesso a toda a sua informação.

Alerta-se para o facto de que o relatado aqui com base na apreciação do poster de origem pode não corresponder à realidade no producto acabado.

0 comentários :

Publicar um comentário