segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Etiquetas: , , , ,

Jelly Bean: Maioria Consolidada na Plataforma Android


Já no último artigo referente aos dados da plataforma android divulgados pelo Google, o gigante de Mountain View, verifica-se uma consolidação da maioria do OS Jelly Bean nos equipamentos móveis android mas, neste report entra uma nova versão #androidkitkat. Vamos então à análise dos dados.


 Jelly Bean consolida a maioria.

Uma vez mais verifica-se que os dados apresentados estão dentro dos parâmetros esperados porque, a verdade, é que vão sendo lançados e actualizados novos smartphones e tablets "à esquerda e à direita" que já vêm com a versão mais recente do JellyBean.

Este mês o resultados reforçam a análise anterior e confirmam as expectativas sobre a entrada de mais um "player", leia-se #kitkat, o mais recente sistema operativo móvel android, cuja tendência de subida é de fácil compreensão com base em novas políticas de actualização da Google, dos OEM (Original Equipment Manufacturers) e das operadoras, estas última bem mais tarde neste capítulo, mas há excepções registadas.


Vamos á leitura dos dados.
Como se verifica no gráfico interactivo acima - podemos até ver a evolução de um mês para o outro clicando alternadamente num ou noutro mês! - a Jelly Bean atinge os 54,5% aumentando 2,4 pontos percentuais com todas as suas versões combinadas, naturalmente. Na segunda posição encontra-se as versões Gingerbread, essas que de alguma forma foi responsáveis por um primeiro boom do android a nível mundial, e que chega aos 24,1% registando uma descida face ao mês anterior de 2,2%. Um valor semelhante - mas em contraste - com o do Jelly Bean, que poderiamos até dizer que houve uma transferência de valores, mas pelos dados apresentados apenas fazemos essa suposição.

De seguida o ICS (Ice Cream Sandwich) que desce também 1,2% para a marca dos 18,6% e do Froyo que regista - ainda! - 1,6% (caíu 0,1%) e na cauda da tabela está a o Honeycomb (OS para tablets) que não larga os 0,1% e que irá para sempre ficar com essa nota.

Por fim, temos o #kitkat 4.4 que entra nesta tabela com 1,1% carregando em si -  na altura - o lançamento do #Nexus5 e também o OTA da Google para os seus restantes "devices", o belíssimo smartphone #Nexus4 e os tablets #Nexus7 e #Nexus10.
Não é de espantar que face à rápida actualização do #kitkat pelos players mencionados acima, esta versão vai subir muito nos próximos meses, até porque já houveram duas actualizações OTA's (para uns apenas uma, saltando do 4.4 para o 4.4.2!) e como o Natal se aproxima (muitos smartphones e tablets de prendas no sapatinho!!), vamos verificar se no próximo report os valores apontam para perto dos 10%, que acham? É credível?

Cá estaremos para ver as principais novidades e fazer a respectiva análise.


0 comentários :

Publicar um comentário