segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Etiquetas: ,

Kuantize - Poupa, Partilha, Compara e Cria!


No seguimento do acompanhamento ao trabalho dos desenvolvedores nacionais, hoje destacámos uma aplicação que efectivamente nos poupa tempo e... dinheiro. E como, perguntam vocês? Sabendo de ante-mão o que comprar, como e onde comprar ajuda-nos a poupar. E a melhor parte é que podemos ajudar! Mais à frente esclarecemos como...

A plataformandroid entrevistou o CEO (+Pedro Fonseca) da Kuantize responsável por esta aplicação que, embora só funcione internamente, é um bom exemplo da dedicação e empenho que são empregues nestas aventuras, com o único e final propósito de ajudar e melhorar a vida do consumidor.

P'A: O que é o Kuantize?
PF: O Kuantize é, acima de tudo, uma equipa pequena que está a dar o seu melhor para que os consumidores façam as suas compras baseadas em factos. Acontece por diversas vezes que se pretende saber quanto custava determinado produto num passado recente ou até mesmo comparar com produtos similares, mas como não existia histórico nem ferramentas adequadas, esta necessidade nunca era satisfeita. Para além disso era sempre complicado e moroso saber quanto custava determinado produto em todas as lojas que se frequentam, e consequentemente decidir onde se deve comprar. O Kuantize é isto, acreditamos que a tecnologia existe hoje para ajudar a melhorar as nossas vidas e estamos a construir as ferramentas e recursos que cada consumidor merece.

P'A: Como surgiu a ideia?
PF: Certo dia a minha esposa perguntou-me se eu sabia o preço de um produto que tínhamos comprado à umas semanas atrás, é obvio que não soube responder. Como sou uma pessoa com formação tecnológica e que gosta de ter abordagens cientificas para resolver os problemas, decidi criar uma aplicação que me permitisse responder à questão da próxima vez que a minha esposa fizesse a pergunta.
Não demorou muito até isso acontecer e, quando a pergunta surgiu, eu já tinha a resposta para lhe dar, ficou espantada como sabia aquilo de forma tão exacta. Desde então não passamos sem o Kuantize quando vamos às compras.

Kuantize - screenshot thumbnail    Kuantize - screenshot thumbnail    

P'A: Mas como funciona o Kuantize?
PF: Este projecto baseia-se na comunidade que tem e na sua capacidade de submeter preços dos estabelecimentos onde vai às compras. O funcionamento é realmente simples, podemos ou não ter uma lista de compras e quando estamos nos corredores da loja, onde andamos às compras, picamos os produtos e submetemos os preços para que a comunidade saiba os preços actualizados. Para além disso, podemos consultar os detalhes do produto e saber se compensa ou não comprar determinado produto e quais são os similares mais baratos. 
Temos uma aplicação Android e um Site na internet que permite a fácil interação e uso de todas as ferramentas, desde submeter campanhas, promoções, imagens de produtos, reportar produtos com dados errados, imprimir lista de compras em PDF, criar a lista em formato QRCode, exportar lista em ficheiro excel, emparelhar contas de utilizadores, configurar lojas favoritas, entre outras coisas.

P'A: Tenho de fazer isso na loja ou posso fazer em casa?
PF: Compreendemos que muitos utilizadores não conseguem fazer isto na loja por diversos factores, por esse facto esta operação de enviar preços pode ser feita no conforto do lar. Até porque pode existir produtos que ainda não existam catalogados e aí é mais simples estar em casa e preencher os dados que são pedidos.
       
Kuantize - screenshot thumbnail    Kuantize - screenshot thumbnail

P'A: Agora que falas em produtos, quantos têm em base de dados?
PF: Temos mais de 14 mil produtos catalogados. O engraçado é que se um utilizador catalogar um produto e for aceite pela equipa este produto é enviado automáticamente para os terminais de todos os utilizadores do Kuantize. Com isto todos têm no seu terminal todos os produtos existentes e que permite consultas mesmo quando não se tem acesso à internet.

P'A: É realmente possível poupar com o Kuantize?
PF: É sim. Numa demostração que fizemos à uns dias para uma cadeia de televisão e que vai passar em breve em horário nobre, conseguimos poupar 2.06€ em apenas dois items. Tudo isto numa loja de bairro, onde supostamente as coisas são mais caras.

P'A: Já vi que posso poupar, mas o Kuantize tem algum custo associado para me ajudar nessa tarefa?
PF: Faz parte da nossa missão que a aplicação seja sempre gratuita para os utilizadores, para as funcionalidades base e que todos os utilizadores necessitam. Temos depois alguns custos para os clientes que pretendem explorar mais em detalhe a plataforma e retirar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes mais directos, mas aqui estamos a falar de uma exploração mais empresarial da plataforma.

    Kuantize - screenshot thumbnail    Kuantize - screenshot thumbnail

P'A: Como pode a comunidade interagir/beneficiar do Kuantize, sem ser na submissão de dados?
PF: O Kuantize pretende ser completamente aberto à comunidade e por isso disponibiliza diversas formas de interligação, desde incorporar os descontos ou campanhas em blogs/sites até usar a API REST de forma gratuita para que possa enriquecer com dados um qualquer projecto que esteja a ser desenvolvido.
É certo que existem alguns métodos dessa API que são pagos, mas é a forma de a comunidade que submete dados ser compensada e de quem usa a API devolver algo à comunidade. Tudo baseado no conceito de dar e receber.

P'A: Então o Kuantize recebe dinheiro, o que faz com ele?
PF: Até agora não recebemos nada porque ainda estamos a fazer parcerias estratégicas, mas a ideia será que parte de todo o capital realizado, apenas será retirado o valor suficiente para pagar os custos de estrutura, seja devolvido à comunidade através de passatempos, jogos ou troca de pontos.

Kuantize - screenshot thumbnail    Kuantize - screenshot thumbnail

P'A: Passatempos? Que novidades são essas, podes adiantar o que podemos esperar do Kuantize para o futuro?
PF: O Kuantize tem algumas ideias que estão a maturar e ainda não saíram disso, ideias, mas o nosso objectivo é a comunidade ser a principal beneficiária. O que podemos dizer com certeza é que vamos ter uma aplicação para iOS no primeiro semestre de 2014 e estamos a trabalhar para verificar se conseguimos fazer para Windows Phone.

Estamos a trabalhar também em alargar parcerias, uma delas os utilizadores do Kuantize já tiveram acesso, é a partilha da lista por QRCode. Esta funcionalidade vai ser explorada por uma revista de receitas culinárias e pretende fazer umas coisas engraçadas com isto.

Que melhor maneira para terminar este artigo do que partilhar, reforçar as ideias e projectos futuros contidos na conclusão desta nossa entrevista. Desejamos a maior sorte para o projecto +Kuantize e se houver novidades cá estaremos para as divulgar.

A aplicação é gratuita e podes fazer o download aqui:




0 comentários :

Publicar um comentário