quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Etiquetas: , , , , ,

Jelly Bean, Cresce e Lidera na Plataforma Android


É tempo de voltarmos a analisar os números e percentagens que a Google divulga mensalmente sobre a plataforma android. O mês em análise (Dezembro de 2013) deixou-nos com a curiosidade ao máximo porque o novo sistema operativo tinha recentemente chegado (Kitkat) e, mesmo assim, teve direito a actualizações. Vamos aos números...


Jelly Bean perto dos 60%!

A grande novidade que, no fundo, não é grande novidade é o contínuo e firme crescimento da versão Jelly Bean que quase atinge no final do ano passado a marca dos 60 pontos percentuais. As razões ou, pelo menos, a maioria delas já as mencionamos neste meu último artigo e continuam perfeitamente actuais, ou seja, actualizações e novos dispositivos (smartphone e tablets) aparecendo nas lojas.

Em detalhe, temos que todas as versões dos sistemas operativos anteriores ao Jelly Bean (Froyo, Gingerbread e ICS, com a excepção do Honeycomb - versão exclusiva para tablets) desceram em favor do Jelly Bean que ficou com a maior fatia, leia-se percentagem, de 5,2%.

Já a mais recente versão, o Kitkat sobe - naturalmente - uns tímidos 0,3% que se deve ao facto de - na prática - serem aquisições de equipamentos mais modernos e actualizados.
Vejamos este gráfico interactivo da evolução nos últimos três meses.


De relembrar que a #Google divulga todos os meses este dados que mostram de alguma forma a evolução da sua plataforma android e como se comportam as versões mais antigas. Estas estão - naturalmente - em queda, mas apresentam números ainda de assinalar, e estamos a referir em concreto ao GingerBread e ao Ice Cream Sandwich. Para um "normal"  uso diário vão satisfazendo as necessidades e pelo simples facto de terem acesso à Play Store vão conseguindo algumas aplicações e assim constarem destes relatórios.

Aqui ficam os dados tirados da fonte com as versões e respectivas percentagens.


Este mês houve actualizações OTA de alguns OEM's e também de operadoras, mormente, no continente norte americano e vamos assistir, no próximo relatório, à subida do kitkat e do natural líder, o Jelly Bean.
Penso que partilham desta nossa opinião...

0 comentários :

Publicar um comentário