quarta-feira, 2 de abril de 2014

Etiquetas: , , , ,

Plataforma Android: JellyBean Cai Mas Continua Lider; KitKat Duplica Resultado


Como vem já sendo hábito, a Google disponibiliza no final de cada mês os dados da distribuição da sua plataforma android. Nesta actualização, duas notas a sublinhar: JellyBean desce e KitKat sobe. Mais detalhes a seguir.


KitKat duplica resultado!

A fantástica subida do KitKat para 5,3 pontos percentuais, crescendo mais do dobro do resultado verificado no mês anterior, é a nota principal da leitura dos dados. Parece ser um avanço pequeno no "bolo" da distribuição mas crescer o dobro num único mês é sinal que os updates/actualizações estão a chegar aos dispositivos e, naturalmente, às massas. Lembrámos que temos disponíveis nos próximos dias, 2 smartphones topo de gama de fabricantes diferentes, o Samsung Galaxy S5 e o HTC One (M8) tendo estes "debaixo do capot" o kitkat  a funcionar.

Vamos analisar o nosso gráfico interactivo e visualizar a evolução ao longo dos últimos meses.



A leve descida de 0,4% do JellyBean para 61,4% significa exactamente aquilo que apontámos acima mas, nada de alarmismos pois esta versão é responsável pela larga maioria de dispositivos (smartphones e tablets) que acessam à Google Play Store, principal - é único! - indicador destes dados.


Quanto às restantes versões, constata-se a natural queda de valores em favorecimento das versões mais actuais, quer pela via da reforma e compra de dispositivos modernos. 
Salientamos ainda o facto das versões 4.x (ICS, JB e KitKat) serem responsáveis, em conjunto, por 81% da plataforma... mas recorde-se que o Ice Cream Sandwich (14,3%) foi lançado em 2011 e por isso ainda há um longo caminho a percorrer pela Google no que toca à fragmentação do seu sistema operativo móvel.

Agora deixamos aqui um apelo aos senhores que teimam em manter os seus tablets com o HoneyComb (0,1%), por favor dirijam-se à vossa Google Play Store e comprem um Nexus 7. Fica a dica. 


0 comentários :

Publicar um comentário