domingo, 22 de junho de 2014

Etiquetas: , , ,

HTC Volantis: O Novo Tablet Nexus de 9" da Google


Uma vez mais pela mão dos rapazes da AndroidPolice chega-nos a notícia que podemos estar na presença do novo tablet da linha Nexus da Google, o Volantis (ex Flounder?) cujo "form factor" aponta para as 9 polegadas e é fabricado pela HTC.


Volantis, O Nexus de 9"

Sendo já uma notícia - e não um rumor - que vem sendo alimentada há já algum tempo, não parece credível que o tablet possa estar presente no evento Google I/O 2014 em San Francisco (arranca daqui a 4 dias sensivelmente), mas tudo aponta para uma disponibilidade lá para o final do ano juntamente com a versão L. do android.

Do nome Flounder (tradução, peixe linguado) vem-nos de imediato à cabeça que este tablet tem - ou tinha - um "codename" também ligado com a fauna marinha (lembram-se de "mako", "hammerhead" que são dispositivos Nexus) e assim sendo, para fazer jus ao nome teria de ter uma espessura realmente fina, o que parece não ser o caso a ver pela especificações, mas já lá vamos.
Ao que parece a sua construção em alumínio (típico da HTC) parece contribuir para um excesso de peso e de espessura, ora vejamos:  
  • Ecrã: 8.9" 2048x1440 (281ppi)
  • Processador: NVIDIA Logan 64-bit (Tegra K1)
  • Memória: 2GB RAM
  • Armazenamento: 16/32GB
  • Cameras: 8MP OIS traseira e 3MP frontal
  • Construção: Alumínio "zero-gap"
  • Altifalantes: frontais
  • Dimensões: 8.91"x5.98"x0.31" 
  • Peso: 418g (ou 427g com LTE)
Existem aqui algumas "specs" que não estão a bater certo com a imagem principal do artigo, i.e. colunas frontais difíceis de se conseguir visualizar, por isso recomenda-se cuidado na apreciação pois podemos estar na presença de uma imagem inicial do design.


Quantos aos preços há também uma projecção, começando nos $399 para a versão de 16GB e de $499 para a de 32GB. A versão LTE possivelmente irá para lá dos $600. Bom, os preços são um pouco "duros" para um típico Nexus mas as especificações estão a falar mais alto, contudo, até à data de lançamento tudo pode mudar.

Concluindo, a HTC está novamente junto com a Google num projecto de um novo Nexus, desta feita um tablet. É do teu agrado esta parceiria e estaremos na presença de um novo êxito?
Uma última pergunta, este formato de 9" é o ideal para uma experiência completa do android?

Nota: A última imagem do artigo é um mockup realizado por um colaborador da AP para melhor ilustrar o dispositivo.

0 comentários :

Publicar um comentário