segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Etiquetas: , ,

Kitkat Cresce A Bom Ritmo na Plataforma Android


Estão de volta os números da plataforma android que, como sabem, são divulgados pela própria Google que reporta as percentagens das diferente versões do seu sistema operativo móvel (android) que acedem à PlayStore num determinado periodo de tempo. Ok, não se perca mais tempo e vamos à análise!

Froyo

O que nós salta de imediato á vista é o facto de a versão 2.2 Froyo ter mantido neste último trimestre o mesmo valor percentual (0,7%). O destaque vai para esse factor de resistência à natural evolução do android.

Gingerbread

Registando uma leve subida de 0,1% em Julho (alguém tirou o seu smartphone da gaveta?) logo se verificou a natural correcção (descida de 2,1%) no mês seguinte, em Agosto, ficando-se pelos 11,4 pontos percentuais. Nada de novo.

ICS

Observando-se uma natural tendência de descida ao longo dos tempos, o ICS obtém em Junho 11,4%, acabando o mês de Julho ainda na casa dos dois digítos (10,6%) mas em Agosto desce para os 9,6%. Neste trimestre em análise a queda foi de 1,8%. Sinais dos tempos.

Jelly Bean

Ainda mantém a maioria absoluta mas não será por muito tempo porque acompanha tendência de descida dos restantes "savores" e... não há nada a fazer. Irá perder essa maioria nos próximos 2~3 meses, é a nossa leitura.
O número incial de junho era de 55,5% e no final de Agosto cai 1,7% para os 53,8%. É natural.
Estão a sair novos dispositivos, outros farão a sua estreia muito em breve (Nexus) e virão já com kitkat, que mencionamos já seguir.

KitKat

É sem dúvida, até este momento, a estrela maior. É aquela versão do android que todos anseiam a actualização OTA por parte das OEM's ou das respectivas operadoras.
Regista em Junho 17,9%, cresce no mês seguinte uns incríveis 3,00% para entrar na casa das duas dezenas. No final de Agosto, a tendência mantem-se e o crescimento foi ainda maior (3,6%) e posiciona-se agora nos 24,5 pontos percentuais, a uns míseros 0,5% de conquistar um quarto do bolo da plataforma. Impressionante este "momemtum".


Abaixo deixamos o nosso gráfico interactivo onde podem observar a evolução do android.



Clique ou toque aqui caso não consiga visualizar o gráfico.


Como sabem, existe ainda uma versão L do android, anunciada em Junho na Google I/O 2014, e só está disponível como "developer preview factory images" para os Nexus 5 e Nexus7 2013 e, por causa disso não entra nestas contas - como é natural!

Quando sair oficialmente a "L" (android 5.0 Lion?) será que irá destronar alguma versão ou demorará o seu tempo? O que nos contam estas análises que temos vindo a fazer é que a última opção é a mais acertada. Estamos de acordo?

0 comentários :

Publicar um comentário