terça-feira, 4 de novembro de 2014

Etiquetas: , ,

Kitkat continua a subir. Jelly Bean tem a maioria ameaçada na plataforma android


Os números da plataforma android divulgados pela Google estão de volta. Este report engloba 2 meses de actividade porque os android developers não apresentaram os dados relativos a Setembro, pois deveriam de estar com a mão no açúcar, a fabricar a guloseima que ficou pronta ontem... sim, o lollipop. Vamos ler os números.

A estrela kitkat segue o seu brilhante caminho de ascensão, o jelly bean segura-se por fio na maioria e as restantes sabores estão em queda.

Froyo

Os dispositivos com froyo que agora registam 0,6% conseguem ainda aceder a google play porque estão no patamar mínimo permitido e assim têm vindo a resistir mês após mês. A descida de uma décima desde o último relatório é a prova disso.

Gingerbread

Acabou por cair abaixo da linha dos dois dígitos e encontra-se agora com 9,8 pontos percentuais. A descida face aos últimos números conhecidos foi de 1,5% e a performance é para continuar à medida que vão surgindo novos smartphones do segmento low-end com o android mais actualizado.

ICS

A tendência é a mesma de mês para mês, ou seja, perca de valor no bolo da plataforma em favor de outros sobremesas. Este registo indica uma perda de 1,1% descendo para os 8,5%. 

Jelly Bean

Ainda não foi desta que perdeu  a maioria absoluta pois consegue - ainda! - agarrar-se a este status apenas por um fio, melhor dizendo, 0,9%. A queda de 2,9% - de 53,8 para 50,9 pontos percentuais! - neste últimos dois meses configura as últimas actualizações a que os smartphones foram sujeitos pelas operadores e pelos OEM's directamente.

Kikat

Uma vez mais não surpreende a sua ascensão no bolo da plataforman android. Encontra-se neste preciso momento no pico (ou quase?) da sua forma atingindo um valor de 30,2% que configura uma subida em relação ao anterior periodo de 5,7%. Este valor é conseguido através das actualizações OTA's que têm vindo a acontecer e da disponibilidade nos mercados de novos dispositivos (smartphone e tablets) com este kitkat. É possível que volte a aumentar a sua quota na plataforma apesar de ensombrado pelo nova sobremesa...

Deixamos agora o habitual gráfico interactivo sobre a evolução da plataforma android.


clique ou toque aqui se não conseguir visualizar o gráfico.

Para o mês que vem já temos um novo player, o android 5.0 lollipop, e pelo que sabemos vai "confiscar" com uma porção significativa ao kitkat dos smartphones e tablets da linha nexus, a saber: Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7 2012 e 2013, Nexus 10 e ainda os dispositivos GPE (Google Play Edition). A estes vamos ainda acrescentar os valores do flagship Nexus 6 e o novo form factor, o Nexus 9 que chegaram recentemente às Google Play stores.

Tudo isto somado vai dar um belo número, estamos em crer mas acreditamos que terá uma ascensão semelhante ao kitkat. O arranque será bem melhor, todavia. A marca inicial do likkat está registada no nosso gráfico, em Nov 2013, de 1,1%. Conseguirá o lollipop um melhor arranque?

0 comentários :

Publicar um comentário