segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Etiquetas: , , ,

KitKat sobe sem parar; JellyBean ainda é maioria e o Lollipop não aparece nas contas


Está na altura de analisar os dados que a Google revela mensalmente da distribuição da sua plataforma android. Temos novidade - ou falta dela - já vamos ver mais adiante. Em resumo: Um sobe, todos os outros descem. Vamos aos detalhes! 

O kitkat continua com o seu momentum positivo de ascensão e reclama para si - de todas as versões! - mais de 5 pontos percentuais no bolo da distribuição da plataforma.


Froyo

A descer de décima em décima lá vai ela caminhado para a obliteração. Esta versão já podia fazer parte do museu android mas teima ainda em "dar a caras" na Play Store e lá vai sendo contabilizada. Estamos então, à velocidade com que definha, a 4 meses do repouso eterno. Venham dispositivos da linha android one, actualizados e mais baratos que a malta agradece e entretanto combatemos a fragmentação.

Gingerbread e ICS

Esta duas versões descem practicamente ao mesmo ritmo tal e qual aconteceu no mês anterior. A versão GB (2.3.x) perdeu 1,3% face ao mês passado e consegue agora 7,8% enquanto que a ICS (4.0.x) desceu 1,1% ficando-se nos 6,7 pontos percentuais. Esta duas sobremesas juntas ainda valem 14,5% da plataforma android e que, parecendo que não, ainda estão para durar. É pena, pois parece qe nunca nos iremos ver livres da fragmentação.

Jelly Bean

Tendo perdido a maioria absoluta no mês passado, mantém a sua tendência de descida. Neste período em análise a perda foi de 2,7% ficando com o registo de 46%. A queda não terá sido maior porque provavelmente saíram das prateleiras para venda nesta época natalícia muitos smartphones carregados com esta versão mas, ainda assim, é o sistema operativo dominante da plataforma, mesmo que dividido por 3 APIs (16, 17 e 18) e que resiste ainda aos avanços do kitkat.

Kikat

Continua com a sua tendência de subida e de domínio da plataforma. Neste mês em análise, Dezembro, a subida foi de 5,2% atingindo o valor de 39,1% quase alcançando a quarta dezena. Novos dispositivos vendidos com esta versãoe e actualizões OTA de OEM's e operadoras projectam esta versão para estes números.

Lollipop

Ah... o lollipop... [crickets]. Pelos vistos, nada. Nada é zero. Explicamos mais abaixo.

Agora vamos ver o gráfico interactivo da evolução da plataforma ao longo deste últimos meses




clica ou toca aqui se não conseguires visualizar o gráfico.

É estranho porque no ano passado, por esta altura, o - então - novo sistema operativo móvel da google com sabor a chocolate, aka kitkat, já consumia 1,4% da plataforma. Ao que parece o chupa-chupa ainda não conseguiu os 0,1% necessários para entras nestas contas. Mas... e as actualizações OTA da Google de toda a linha Nexus não contam?
Hmmm, há algo que não está a bater certo... qual é a tua opinião sobre esta ausência. Deixa-nos o teu comentário.

0 comentários :

Publicar um comentário