quarta-feira, 8 de abril de 2015

Etiquetas: , ,

Kitkat Conquista a Liderança na Plataforma Android; Lollipop Cresce Com Bom Ritmo


A Google acabou de revelar os dados da distribuição da plataforma android e temos novidades! A de maior relevo é que o kikkat trocou de posição com o jellybean, e tem agora o famoso snack de chocolate a maior fatia do bolo da distribuição. Vamos à análise!

O kitkat reclama para si a liderança da plataforma ao fim de, sensivelmente, 16 meses de existência. Entende-se agora porque é o mais usado nos smartphones e tablets android. Irá conseguir atingir a maioria absoluta? O lollipop pode não deixar...


Froyo

Desde Dezembro de 2014 que vem capturando a mesma percentagem, ou seja, não sai dos 0,4% e parece que assim vai ficar por mais uns tempos. É pena.

Gingerbread e ICS

Esta duas versões continuam a descer no mesmo ritmo. O Gingerbread desce 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior e situa-se nos 6,4%. De igual forma o ICS (Ice Cream Sandwich) fica por ora nos 5,7% tendo perdido apenas 0,2% neste último mês.
Android One quando é que apareces - em força! - e "limpas" estas versões do mapa?

Jelly Bean

Faz parte da grande novidade de mas pelo outro lado da moeda. Perdeu a liderança para o kitkat e tem agora uma fatia de 40,7% na distribuição da plataforma porque desceu 0,9% neste período em análise. É de salientar que o sucesso desta versão foi devido ao grande investimento que a Google fez para terminar com a fragmentação (ok, é assunto com "pano para mangas"...) até aí existente. Houve investimento a vários níveis, i.e. no design (UI e UX) e na optimização do código que favoreceu a performance nos vários dispositivos existentes na altura, do tipo Nexus 4, Samsung Galaxy S3, etc

Kikat

Até que enfim que chega ao pico da montanha e reclama para si liderança. Vindo a reboque, muito provavelmente, na chegada ou disponibilidade de equipamentos com essa versão (agora, mínimo para a Google aprovar um smartphone com o android OS) e algumas (tarde, no nosso entender) actualizações OTA pelos fabricantes e operadoras. Quanto aos números, lidera com 41,4% tendo subido meio ponto percentual face ao mês anterior.
Curiosidade para saber como se irá comportar nos meses seguintes...

Lollipop

Esta a crescer, o tipo... pese embora passe por enorme tormentas com alguns bugs chatos e performance que tem arreliado os entusiastas android, especialmente os donos dos dispositivos da sua linha Nexus. A reclamação vem de todos os lados (Nexus 5, 6 e 9) e cabe aos "android googlers" lá em Mountain View terminar com esta frustração disponibilizando o lollipop com performances fantásticas mesmo nos menos recentes, tais como Nexus 4 e 7.
A "frieza" dos números relata uma subida de 2,1 pontos percentuais, de 3,3% no último mês para os os 5,4% já com as duas versões existentes (5.0 e 5.1) a entrar na contabilidade.

Vamos ver o gráfico interactivo da evolução da plataforma ao longo deste últimos meses




clica ou toca aqui se não conseguires visualizar o gráfico.

Como se comportará o kitkat nos próximos meses? O lollipop foi uma aposta - a todos os títulos - enorme da Google e que pretende a sua generalização o mais breve possível, mas... as coisas não estão a sair conforme foram planeadas e os entusiastas android estão a ficar muito desiludidos com as prestações dos seus smartphones e tablets e muitos estão a voltar ao kitkat enquanto o lollipop não ficar afinado.
Qual é a tua opinião? O que perspectivas para o próximo trimestre? Deixa-nos o teu comentário.

Quando surgir mais um "Alerta Negócio" voltámos ao contacto para que não percas nada!

Paulo Vieira

I'm a freelance graphic designer and an android enthusiast.

0 comentários :

Publicar um comentário