segunda-feira, 25 de maio de 2015

Etiquetas: , , ,

Plataforma Android: Lollipop Cresce, KitKat Domina Seguido de Muito Perto pelo JellyBean

Estão disponíveis os resultados da plataforma android disponibilizados pela Google referentes ao mês de Abril de 2015. Vamos á análise!

Froyo

Continua a descer décima a décima contando agora com 0,3% e, pelos vistos, ainda estará para durar a sua extinção. De acordo com a informação da Google os dispositivos são equipados por esta versão ainda se "deslocam" à Google Play em busca de novidades e updates e, dessa forma, mantêm-se vivos e entram nas contas do bolo da distribuição da plataforma.

Gingerbread e ICS

Estes dois "sabores" parece que andam de mãos dadas neste ritmos de descida gradual. Destaca-se a pequena vantagem do GingerBread (5,7%) sobre o ICS (5,3%). Apesar de ser uma versão mais antiga do android, o GB até corre muito bem nos smartphones que equipa. É um facto, se tentarmos fazer um upgrade para uma versão mais recente, estamos a "matar" o smartphone pois não terá qualquer capacidade para essas novas performances. Melhor deixar estar como está.


Já o ICS foi um salto qualitativo na UI (User Interface) só que, com essa mudança estética ficou mais pesado e, digamos que ficou no "meio da ponte" porque o "manteigas" do JellyBean gosta de maquinas mais potentes e a malta do GB não quer conversa com o ICS. Concluindo, não vale a pena mexer no que está quieto.

Jelly Bean

Com uma fatia de 39,2% do bolo android encontra-se a morder os calcanhares do Kitkat por uma diferença de 0,7%. Esta versão já foi a rainha do android mas como tudo na vida é efémero, foi relegada para a segunda posição.

Kikat

Esta na frente, está com a vantagem e consegue para si 39,8%. Tendo atingido o seu maior pico no mês passado da análise (Março 2015 - 41,4%) está agora a começar a sua fase descendente porque os fabricantes e operadores estão a fazer chegar aos seus dispositivos a actualização para a recente versão, o Lollipop.

Lollipop

Está naturalmente a crescer e, como é do conhecimento de todos, com as famosas "dores de crescimento". Basta pensar na desilusão em toda a linha dos utilizadores e dispositivos Nexus que teimam em apresentar anomalias e mau funcionamento que nada abonam os engenheiros da Google.


Vamos ver o gráfico da evolução da plataforma android ao longo destes últimos meses.



clica ou toca aqui se não conseguires visualizar o gráfico interactivo.

Contestações à parte, está quase na altura do I/O 2015 da Google, esse evento com foco nos developers, mas não esqueçamos que é também o local onde a Google apresenta as suas novidades para este ano. Irá chegar o android M? Fica a pergunta no ar.

0 comentários :

Publicar um comentário