segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Etiquetas: , , , , ,

[Actualização II] EOS Parking: 1º Sistema de Pagamento de Estacionamento Pós Pago em Portugal


Desta feita, e depois de vários artigos visando os nossos leitores do outro lado do Atlântico, hoje publicamos um artigo/review a uma aplicação android - EOS Parking - que é pioneira em Portugal e escolheu a cidade de Vila Nova de Gaia para implementar o seu novo sistema de pagamento de parques de estacionamento pós pago.

[Actualização] Este sistema de pagamento encontra-se agora disponível nas seguintes cidades:
- Portimão, Sesimbra, Vila Real e estará brevemente em Lisboa.

[Actualização II] O EOS Parking encontra-se agora disponível em mais 5 cidades, a saber:
- Amadora, Faro, Figueira da Foz, Lagos, Setúbal. Em breve estará na capital, Lisboa.


Apesar de no início da review nos questionarmos com as diferentes dinâmicas dos diferentes tipos de estacionamento pago em Portugal, conversámos com +João Paulo Branco, pertencente à organização que fez nascer este projecto e que nos irá explicar em detalhe o funcionamento deste sistema e aplicação.

P'A: O que é o EOS Parking?
JPB: O EOS é o 1º sistema de pagamento de estacionamento pós em Portugal. Tem características únicas que visam essencialmente a comodidade e poupança dos seus utilizadores.

eos Parking - screenshot thumbnail  eos Parking - screenshot thumbnail 

P'A: Que comodidades e poupanças são essas? Há novidades no pagamento ou só pode ser efectuado através de um cartão de crédito?
JPB: A questão da obrigatoriedade do cartão de crédito teve que ver unicamente com a questão do monopólio existente em termos processamento de transações bancárias - foi a única forma de viabilizar o sistema com baixo custo de comissões (que são suportadas pelo operador/concessionário).

P'A: Como funciona o EOS Parking. Já sabemos que precisamos da aplicação, temos que adicionar um cartão de crédito, configurar a nossa viatura, etc mas como funciona "na rua"? 
JPB: O sistema EOS está 100% integrado com o software de fiscalização, isto é, o fiscal ao chegar à viatura sem ticket, insere a mesma no terminal (com o intuito de emitir o aviso de pagamento por infração), sendo imediatamente alertado para o facto da viatura estar com um pagamento virtual em curso, impossibilitando assim a emissão do aviso. Para a fiscalização pelas autoridades competentes, a concessionária forneceu smartphones com software que lista em tempo real as matrículas das viaturas que têm o pagamento válido.

eos Parking - screenshot thumbnail  eos Parking - screenshot thumbnail  eos Parking - screenshot thumbnail

P'A: Quais são as  vantagens e aponta-nos uns alguns exemplos?
JPB: A grande vantagem do sistema, para o utilizador, é sem dúvida a poupança que este sistema lhe pode acarretar. 
Isto é possível porque pode estender ou parar o tempo de estacionamento de acordo com as necessidades. Fui ao tribunal e meti moedas para 4 horas, apenas para verificar que a sessão foi adiada? já não vejo mais as moedas... meti 4 horas no EOS, no mesmo cenário? chego ao carro e interrompo o estacionamento... pagando apenas o valor efetivamente utilizado (ou no limite, o tempo mínimo definido no regulamento municipal). Da mesma forma, estou numa reunião e recebo o aviso da App de que o tempo está a esgotar-se, basta carregar no botão de prolongar e escolher o tempo e já está... já não me arrisco a que me passem avisos de pagamento, por incumprimento.

eos Parking - screenshot thumbnail  eos Parking - screenshot thumbnail  

P'A: Este sistema é uno, ou seja é só para uso pessoal ou as empresas com as suas frotas também têm lugar nesta aplicação?
JPB: Um dos vários aspectos interessantes, é a possibilidade de poder gerir vários veículos, dar origem a uma fatura única para todos os serviços utilizados, poder ser utilizado por frotas para gestão integrada de estacionamento das mesmas, e até poder ser utilizado para pagar estacionamento de outras pessoas (caso prático, jovem estaciona nos parquímetros e não encontra moeda no bolso... liga ao Pai e diz para que o mesmo lhe faça o pagamento...)

eos Parking - screenshot thumbnail
 
P'A: O EOS Parking vai ficar em Gaia ou existem de expansão a outras cidades?
JPB: ...resumindo, o EOS tinha de começar em algum sítio, e foi nos parcómetros de Gaia... sendo que em breve vai ser implementado em Sesimbra, e depois propagado à maioria das concessões exploradas pela Empark e suas associadas. Está também a ser ultimado o sistema de pagamento EOS em parques de estacionamento.

Obrigado João Paulo pelos esclarecimentos.
Estamos em crer que a aplicação será um sucesso aqui e nas várias cidades onde implementar. Este sistema pioneiro não deve caber só dentro de portas e a expansão além fronteiras estará por certo nos vossos horizontes como objectivo a atingir e/ou se uma oportunidade de investimento surgir de uma cidade ou entidade estrangeira.

Podem obter mais informações no website, em https://www.eosparking.pt/


0 comentários :

Publicar um comentário