quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Etiquetas: , , ,

Flappy Bird: Compreender um fenómeno





Por esta altura já quase todos conhecerão o jogo Flappy Bird da .GEARS Studios. Um jogo absurdamente simples em termos de controlos, em termos de gráficos e em termos de conceito, mas que está a tornar-se viral, com um crescimento extraordinário sobretudo no mês de Janeiro de 2014, quer em Android, quer em iOS. Mas, com tantos jogos muito mais complexos e trabalhados, porquê o Flappy Bird?


Desenvolvido no Vietname por Dong Nguyen, Flappy Bird é um jogo com gráficos retro ao estilo da série do canalizador da Nintendo. Basicamente somos um pássaro gordo e pixelado, com lábios carnudos, que quer voar na horizontal, da esquerda para a direita, infinitamente. Mas a gravidade teima em fazer o nosso pássaro despenhar-se a pique no terreno. Por isso, temos que bater as asas, bastando para tal dar um toque com o dedo no ecrã. Cada toque é um batimento de asa e faz a pobre ave subir um pouco, voltando depois a cair irremediavelmente sob o efeito da Lei da Gravitação Universal.

Até aqui tudo bem, vamos dando toques e o passarinho vai voando na horizontal, aos saltos. O problema é que depois somos confrontados com uma paisagem pejada de canalização vertical verde, exactamente igual à que Mario, o canalizador, explorava na sua busca pela princesa Daisy. E em cada cano verde temos apenas uma abertura estreita por onde é possível passar, no caminho que nos leva até ao infinito.


Por cada cano que passamos sem bater na estrutura temos 1 ponto, e é isto. O jogo é do mais simples que há. Há cerca de 4 sons no jogo todo, o som de bater as asas, o som de ganhar um ponto (a fazer lembrar MUITO um canalizador italiano, também), o som de bater contra um cano e o som de bater no chão.

O jogo foi lançado em Maio de 2013, tendo passado meses despercebido, até que, sobretudo em Janeiro de 2014 teve um crescimento exponencial no número de downloads na AppStore da Apple e na Play Store da Google. Neste momento é um fenómeno viral que se pensa poder vir a ultrapassar o sucesso de Candy Crush Saga.

Como é que isto acontece?

As reacções a um jogo deste tipo têm sido mistas, sobretudo porque houve acusações de que Nguyen teria utilizado bots para fazer o jogo subir nos rankings das lojas de apps. No entanto, estas acusações foram negadas pelo próprio e pela pequena .GEARS Studios. De facto, acusações deste tipo podem tratar-se de um caso de dor de cotovelo por parte de outros developers que se dão a muito mais trabalho a desenvolver jogos bastante mais complexos e profundos, que muitas vezes não chegam perto do top 100 das lojas de apps.

O facto é que aconteceu, e é muito provável que tenha sido apenas mais um fenómeno viral causado pela magia das redes sociais. De facto, basta uma pessoa com influência numa rede social (como por exemplo um YouTuber) ter conhecimento do jogo e está lançada a semente, depois o resto tem de ser o próprio jogo a fazer. Aí não há milagres nem bots que lhe valham. Se não valesse por si, o jogo morreria passado pouco tempo da sua divulgação.

"Mas o que tem Flappy Bird de especial?" Perguntam vocês. De facto, porque é que um jogo com gráficos do século passado, 4 efeitos de som , um pássaro gordo sem bico e que apenas nos manda dar toques no ecrã com um dedo se torna um sucesso de downloads? A resposta é muito simples mas genial: a ilusão de facilidade.

Nesta altura, quem nunca jogou o jogo deve estar a pensar que é a coisa mais fácil do mundo, só têm que bater as asas e passar entre os canos e pronto! Mas o facto é que o jogo é EXTREMAMENTE difícil! A maioria das pessoas não passa dos 5 primeiros canos!



E é isto que gera dependência. Porque a ideia pré-definida que temos da nossa habilidade para jogar é completamente destruída assim que passamos aos comandos do passaroco anafado. E repetidamente vamos contra o primeiro cano, e depois apanhamos o jeito e somos rapidamente postos no lugar quando nos espetamos no segundo cano, para começar tudo de novo. E só pensamos para dentro: "Não pode ser! Isto é fácil! Eu consigo!". E quando damos por nós passou uma hora e não contribuímos para a produtividade do País, e estamos apenas preocupados com o destino de um pássaro gordo, vietnamita e de lábios carnudos.


ACTUALIZAÇÃO: O jogo foi retirado das lojas da Apple e da Google, sem grande explicação. No entanto isto tem gerado uma explosão de "clones" e de versões modificadas com spyware, por isso tenham cuidado!




0 comentários :

Publicar um comentário