quinta-feira, 8 de maio de 2014

Etiquetas: , , , , , , ,

Plataforma Android: KitKat É A Única Versão Que Regista Subida


Está na altura, mais uma vez, de apresentar os resultados da plataforma android, disponibilizada mensalmente pela Google. Este mês temos uma situação curiosa, o Kitkat sobe e o JellyBean desce?! Como é possível? Vamos analizar os dados.

KitKat sobe...

E as restantes versões descem, inclusivé a maioritária JellyBean! A subida do Kitkat foi de uns incríveis 3,2% registando agora 8,5 pontos percentuais. As causas destas subidas foram já mencionamos em análises anteriores, ou seja, a compra de novos dispositivos com a última versão e também actualizações OTA's (Over The Air) por parte dos operadores de telecomunicações são definitivamente responsáveis por este aumento. 
O JellyBean, ainda com a maioria absoluta (60,8%) nesta plataforma acabou por descer uns 0,6%, que à primeira vista são insignificantes mas, numa outra perspectiva, acaba por ser o princípio de uma tendência descendente que inevitavelmente irá acontecer nos meses seguintes e - aí sim! - temos que dar a devida relevância. Este valor está directamente ligado com as actualizações OTA, estamos em crer.


clique ou toque aqui se não conseguir visualizar este gráfico interactivo

As restantes versões registam a mesma tendência negativa dos últimos meses analisados e continuarão a descer até serem eclipsados ou, simplesmente, a obterem valores insignificantes. Neste momento, custa-nos a acreditar que ainda existem tablets com sistema operativo Honeycomb, no período analisado, a visitar a Google Play Store!


Ainda temos dois resistentes, o ICS e o Gingerbread, que apesar da linha descendente que apresentam ainda registam valores acima dos 10%, o que prova as razões mencionadas na nossa última análise. São dispositivos totalmente funcionais que servem os seus propósitos e que, a não ser que existam alternativas actualizadas, nos preços e nas especificações técnicas, nas lojas físicas com valores realmente apelativos - baixos até! - estes não serão substítuidos.

Voltemos agora as nossas atenções para o futuro. Vem aí a Google I/0 2014 onde o gigante de Mountain View irá mostrar o que tem vindo a fazer, sejam eles wearables (Google Glass e smartwatches), dispositivos topo de gama (espera-se um smartphone Nexus 6 e uns tablets Nexus de 8" e 10") e as novas ideias e orientações viradas para o verdadeiro núcleo do evento, os developers.
Já ficamos a saber que este ano não será o Vic Gundotra a abrir as hostilidades, leia-se "keynote" mas quem for irá fazê-lo com muita competência e deixar-nos-á entusiasmados com as novidades.

Como sabem estamos na época quente, os grandes players já começaram a disponibilizar as suas mais recentes apostas enquanto outros tentam ainda guardar o seu jogo, mas as habituais fugas são impiedosas e lá nos vão mostrando a conta gotas o que nos espera. Ansiosos pelo LG G3?


0 comentários :

Publicar um comentário