quinta-feira, 5 de junho de 2014

Etiquetas: , , , , ,

Plataforma Android: KitKat Aumenta Percentagem e Restantes Perdem: Adeus HoneyComb



Como já vem sendo hábito, a Google disponibiliza no principio de cada mês os dados da distribuição da sua plataforma android. Numa primeira análise só uma versão, o kitkat, ganha terreno e todas as restantes perdem alguns pontos percentuais no bolo da distribuição. Vamos à análise.

Adeus Honeycomb

É um facto, a versão unicamente dedicada para tablets do android diz adeus das contagens e remeter-se-á num sono profundo e, provavelmente, não mais acordará. Vinha há já algum tempo, leia-se meses, a aguentar-se com uma margem mínima mas, as catadupas de promoções de tablets existentes por esse mundo fora (online e offline) encarregaram-se de empurrar bem para o fundo este "flop" do gigante de Mountain View.

O vencedor desta ronda, o kitkat, subiu uns generosos 8,3% (!!) face ao mês anterior (5,3%) atingindo agora os dois dígitos com o resultado de 13,6 pontos percentuais. Podemos adiantar que o kitkat foi buscar o seu ganho directamente às outras versões, o que está muito bem demonstrado no gráfico interactivo abaixo.


clique ou toque aqui se não conseguir visualizar este gráfico interactivo

Todas as semanas são anunciados e disponibilizados novos telemóveis e tablets que trazem consigo esta nova versão e, também é de realçar as actualizações que os fabricantes e operadores estão a "empurrar" para os seus dispositivos e que contribuem para o seu crescimento. Não entram neste cenário os dispositivos que estão neste preciso momento a receber o update kitkat 4.4.3 via OTA mas, com certeza, que irão engrossar os valores no próximo relatório.


Apesar de ter descido 2,4 valores para 58,4%, o JellyBean ainda detém a maioria no bolo desta plataforma. As restantes versões Ice Cream Sandwich, Gingerbread e Froyo lá vão resistindo mas a tendência de descida não tem volta e talvez no final deste ano uma ou outra versão deixará de entrar nesta contagem.

Agora atenção (!) pois outro "sabor" pode entrar e começar a baralhar as coisas... de novo.


0 comentários :

Publicar um comentário