terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Etiquetas: , ,

KitKat acaba com a maioria absoluta do JellyBean na Plataforma Android. Lollipop não aparece nos resultados.


Terminado mais um mês, é altura da Google revelar os dados da distribuição do android na sua plataforma. Há novidades, já não temos maioria e temos uma ausência. Vamos aos detalhes! 

A versão kitkat continua com o seu momentum de ascensão e retira - literalmente! - a maioria absoluta ao jelly bean. Todos os sabores descem e perdem representatividade (3,7%) para o kitkat no bolo da distribuição da plataforma.

Froyo

Mais uma descida de uma décima e agora representa apenas 0,5% na plataforma. Mais tarde ou mais cedo irá desaparecer à medida que aparecerem dispositivos novos, actualizados e mais baratos. Atentemos na linha android one.
Descendo a esta velocidade esta versão do android estará extinta daqui por 5 meses.

Gingerbread e ICS

Estas duas versões partilham do mesmo destino, perdendo ambas 0,7% neste mês em apreciação. O gingerbread regista 9,1% e continua mais forte que o ICS que consegue arrecadar 7,8%. A descida destas versões é para continuar à medida que vão surgindo novos smartphones do segmento low-end com o android mais actualizado.  

Jelly Bean

Perde neste mês a maioria absoluta da plataforma android caindo 2,2%, mas ainda assim, mantém a primeira posição nesta "corrida" com 48,7%. Neste caso era fácil de depreender esta situação porque se bem se recordam foram lançados novos dispositivos com kitkat e também se verificaram actualizações dos OEM's e operadoras. Esta perda foi direitinha para os bolsos do kitkat.

Kikat

A estrela da companhia continua a brilhar trilhando um caminho de ascensão. Consegue um resultado de 33,9% subindo os tais 3,7 pontos percentuais face ao mês anterior. Actualizações OTA's e a disponibilidade nos mercados de novos dispositivos (smartphones e tablets) com e para esta versão, o mais certo é continuarmos a observar a evolução do kitkat tal como já aconteceu com o JellyBean.

A bem da desfragmentação do android seria bom haver apenas 2 versões activas na Play Store. O ideal era haver só uma... mas com tantos players que dependem do android, a tarefa é impossível.

Observamos agora o gráfico interactivo sobre a evolução da plataforma android.


clica ou toca aqui se não conseguir visualizar o gráfico.

Nota-se a falta do lollipop nesta análise que certamente apresentaria um número a rondar o 1% (mais décima, menos décima) devido aos novos dispositivos lançados (Nexus 6 e 9) e das actualizações OTA dos Nexus 4, 5, 7 e 10. Se nos reportarmos ao mesmo período no ano passado verificamos a inclusão do kitkat com 1,1%, por isso não é claro o porquê desta ausência.
Qual é a tua opinião sobre esta ausência. Deixa-nos o teu comentário.

0 comentários :

Publicar um comentário